quarta-feira, 7 de julho de 2010
Quatro anos sem o pai da Diretas Já
Líder de Mato Grosso Dante de Oliveira é a referencia de Nilson Leitão que lembra o dia de hoje (06 de julho de 2010) como sendo o quarto ano de uma grande perda para o Brasil. Grato, fala sempre que foi o tucano autor da emenda constitucional “Diretas Já” quem o incentivou a ingressar na vida pública e iniciar sua carreira política que já completa 12 anos.
Leitão revela que deve muito de sua experiência, ousadia e estilo à Dante de Oliveira. “Dante tornou-se um líder político importante para a história política do Brasil com a emenda “Diretas Já”, mas também ajudou a escrever a história de Sinop, cravando seu nome nos anais ao voltar seus olhos para nossa cidade enquanto ocupou a cadeira da Câmara Federal e do Palácio Paiaguás”, declara.
Com a emoção bastante aflorada, elenca as contribuições que o amigo deixou para Sinop pontuando, principalmente, uma questão bastante relevante que é a saúde pública. “O governo tucano de Mato Grosso é pautado por muitos avanços, mas em Sinop, especialmente, Dante me ajudou a avançar na saúde, que um dia não tinha nada. Foi graças ao apoio dele que consegui inaugurar o Pronto Socorro e iniciar a construção do hospital municipal”.
Premiado nacionalmente pelos avanços da educação pública de Sinop, Leitão lembra, também, que foi Dante o responsável pela instalação do CEPROTEC (Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Sinop). “Eu já admirava o Dante como político, principalmente por ele ter sido meu padrinho e me incentivado a entrar para a vida pública. Admirei pelos investimentos na área de educação e passei a admirá-lo, ainda mais, quando, mais tarde, em uma das premiações que recebi pela qualidade da educação de Sinop, trouxe comigo a frase de que, para mudar o Brasil, vale mais o político que inaugura uma criança do que uma obra física”.
Nessa linha, Dante de Oliveira trouxa para Sinop a Escola Estadual Rosa dos Ventos, a Escola Estadual Paulo Freire e a Escola Estadual Maria de Fátima Gimenez. Um pouco mais antiga que as demais, a Escola Estadual João Olímpio Pissinati Guerra, recebeu investimentos na área de infraestrutura como asfalto, calçadas e quadra coberta. Somados, os investimentos simbolizam uma grande conquista para a educação municipal.
Ao legislar por dois anos na Assembléia, Leitão teve a oportunidade de ser vice-líder do governo Dante, assim como contou com ele durante seu primeiro mandato como prefeito de Sinop. Anos em que o governo Dante ajudou a trazer a ponte do Rio Teles Pires, as casas populares do parque das Araras e várias outras obras estruturantes, assim como os PADIC’s (Programa de Apoio Direto às Iniciativas Comunitárias). Em Sinop, o político foi homenageado com o seu nome emprestado ao Centro de Eventos, inaugurado em 19 de dezembro de 2008, com a presença de todos os familiares do relator, inclusive sua mãe, Maria Benedita Martins de Oliveira.
Graduado em engenharia civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Dante Martins de Oliveira, militou no MR-8 (Movimento Revolucionário 8 de outubro), foi prefeito de Cuiabá, deputado Estadual, deputado Federal por Mato Grosso, Governador do Estado e Ministro da Reforma Agrária.
Morreu em 06 de julho de 2006, por volta das 20h30, em Cuiabá, onde residia. Já hospitalizado, tratava de uma pneumonia e, no dia de sua morte, deu entrada na UTI, com um quadro generalizado de infecção e diabetes alta.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário