Quero encerrar deixando algumas perguntas no AR, você sabe quem paga a chamada conta Brasil? Você sabe quantos por centos do valor arrecado em impostos é investido em Saúde, Educação, segurança, infra-estrutura e outros? E você sabe o quanto é gasto com a própria máquina, a própria governabilidade? Você sabe quanto é gasto com corrupção por ano? E você sabe o quanto é gasto no combate a corrupção?
São perguntas que precisam ser respondidas para que tenhamos um conhecimento mínimo do que anda acontecendo no governo e de como podemos “colaborar” para um Brasil melhor.
Não sou contra o Bolsa Família, mas sim como ele é colocado e como ele está sendo gestionado e acredito que o Brasil não pode e nem deve se prender só em assistencialismo. Assim como não sou contra as Cotas Sociais e Raciais, mas não é o melhor sistema do mundo é apenas um mal necessário enquanto não se pensa em outra forma de inclusão.
A minha provocação é para que haja de fato “inclusão” social, pois é inadmissível as pessoas passarem 10 anos recebendo o Bolsa Família e não sair da zona de exclusão. O Brasil precisa investir mais em educação.
Educação nas escolas, nas famílias, na sociedade organizada, nas igrejas, nas associações, nas ONGs, enfim em todos os meios para que aumente ainda mais o valor cultural de pertencimento; só assim a corrupção vai acabar e termos de fatos pessoas imbuídas pela mudança de um todo.
Porém sonhar com isso é no mínimo UTOPIA e estamos longe dessa realidade. Enquanto isso não é possível, continuemos com o BOLSA família, com as COTAS raciais e sociais, com os outros enésimos programas de transferências de votos.
Não sou Contra o Bolsa Família, só que devemos querer mais... Um BRASIL melhor e com mais qualidade de vida.
Leandro Nascimento é Jornalista em Mato Grosso
Nenhum comentário:
Postar um comentário