quarta-feira, 15 de julho de 2009

Responsabilidade sócio-ambiental das agências é possível

Os problemas ambientais que dilaceram o planeta Terra estão cada vez mais atenuados nos meios de comunicação, atingindo lares de milhões de pessoas, levando-as a refletir sobre a necessidade de superação urgente dessa crise ecológica.

O cidadão, direta e indiretamente, é convocado a contribuir com o meio ambiente, a agir com uma postura ética de respeito no que concerne à natureza.

Essa propagação acerca da questão ambiental, que engloba temas como queimadas, extinção de espécies, poluição, camada de ozônio, entre outros, desperta a conscientização e confronta com veemência o descaso vivenciado por muitos nos dias atuais.

Em Mato Grosso, onde a maior parte do território explora a agricultura e a pecuária, temas envolvendo o meio ambiente e a responsabilidade socioambiental têm sido cada vez mais comuns na mídia.

As agências de publicidade também poderão fazer a sua parte para poder ajudar no desenvolvimento sócio-ambiental. Há muitos anos que os donos de agências vêm contribuindo às causas sociais. Por meio de trabalho voluntário, as agências têm se engajado em campanhas educativas e de conscientização de interesse comunitário.

Vale lembrar que o primeiro Leão de Ouro do Brasil no Festival de Cannes foi ganho pelo “menino” Washington Olivetto quando criou o comercial “Homem com mais de 40 anos”. O trabalho além de ter ganhado o prêmio, gerou um projeto de lei contra a discriminação das pessoas de meia-idade nos classificados de emprego.

Não é fácil para uma agência se dedicar a fazer propagandas a favor do meio ambiente. A maioria delas nem sabem, por exemplo, o significado da palavra sustentabilidade.

A minha agência de publicidade, Gonçalves Cordeiro, vem a algum tempo intensificando o trabalho voluntário de criação de campanhas educacionais a favor de causas comunitárias e de utilidade pública, estamos buscando aumentar o número de clientes sócio-ambientais na nossa carteira regular, aplicando a mesma rotina e recursos profissionais que dedicamos aos clientes comerciais, contratamos consultoria técnica para diagnóstico e plano de ação de gestão sustentável dos nossos negócios, estimulamos nossos parceiros comerciais para também assumirem as melhores práticas de responsabilidade sócio-ambiental em seus negócios, além de fomentarmos uma cultura de consumo consciente e responsável.

Vários clientes indicam a falta de renumeração como o principal obstáculo para que a sua empresa faça trabalhos sócio-ambientais. Mas esta é a comprovação de que eles não sabem a diferença de sustentabilidade e ações humanitárias.

A sustentabilidade envolve o lucro em sua equação e tem objetivo de promover uma maneira equilibrada de produzir e consumir bens de consumo.
Não é uma questão de fazer nada de graça.
------------------------------------------------------------
Cláudio Cordeiro é publicitário, advogado, vice-presidente do Sindicato das Agências de Propaganda de Mato Grosso (Sinapro-MT) e dono da agência Gonçalves Cordeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário