quarta-feira, 15 de abril de 2009

Silval Barbosa a única opção de Mato Grosso?

O herói traidor parece ser o único nome a governador

Olá Amigos,

Oras pois, num é que a política é engraçada mesmo e pode pregar peças em muitas pessoas até mesmo nos grandes nomes da nossa jurássica modelagem de escolha aos nossos governantes.

Olha essa peripécia; nomes grandes como Antero Paes de Barro, Dante de Oliveira, Jayme Campos, Julio Campos e outros já comandaram o nosso Estado, mas em 2002 um nome desconhecido por todos tomou de assalto e assumiu a direção do Estado, o maior produtor de soja do mundo Blairo Maggi chegou pomposamente no Palácio Paiaguás após driblar nomes antes citados por mim.

Agora preste a romper mais uma campanha eleitoral para Governo e vemos uma triste indecisão, nomes novos, nomes bons, mas será que o Estado acabou com o celeiro de lideranças? Vejamos; para cotar Silval Barbosa como o nome de maior cacife para concorrer o governo em 2010 os políticos no mínimo sumiram do mapa, pois bem, Quem é Silval Barbosa, o Mato Grosso Sabe?

O homem que se elegeu prefeito de Matupá em 1993 uma cidade pequena desconhecida por muitos no Estado, fez algumas obras relevantes na época, a cidade era realmente feia e alinhavada por buracos de garimpos. Quatro anos mais tarde se elegeu deputado estadual em uma jogada de sorte, uma região que estava sem representatividade ganha Silval como o seu herói. Depois mais três mandados como deputado chega à cadeira de vice-governador com mais uma jogada de sorte.

Portando o interessante que, Silval foi um dos opositores ferrenho de Maggi, pois na sua última campanha para deputado estadual só não chamou o Maggi de Santo em palanque por que o vaticano não o tinha como tal, na época Silval gritava em seu palanque que queria a divisão do Estado, pois queria um novo estado para dar visibilidades aos pobres e necessitados dessa região. Era o herói de todos no Nortão e Araguaia.

Mas a idéia de divisão não era dele, foi de um vereadorzinho de Sinop, Brandão, e de um deputado estadual que morreu em um acidente de avião. Ele se dizia dono de tudo e com cartilhas nas mãos e com os amigos compatriotas do Norte e do Araguaia fazia um barulho tremendo.

Mas num se passou muito tempo e a idéia de divisão sumiu, Maggi calou todo mundo, e em 2006 quem era o vice de Maggi, o seu maior opositor da primeira eleição, Silval da Cunha Barbosa. Silval traiu o Norte Araguaia e o Nortão do Estado. Porém como isso não é tudo ele agora quer ser o sucessor de Maggi, mas logo ele que traiu o seu povo, que era um opositor ferrenho de Blairo Maggi. Será que não tem nome melhor, ou os políticos acabaram? O herói que traiu os seus merece estar no local de maior destaque do Estado?

Enfim devo estar delirando em minha abestinhações.

Leandro Nascimento é Jornalista

Um comentário: