terça-feira, 30 de agosto de 2011

A fábrica de fazer pobres!

Hoje pela lógica, começamos com uma educação falida, pois não ensinamos os nossos filhos como gastar o dinheiro, como serem um bom gestor das finanças

LEANDRO NASCIMENTO (*)

Há tempos tenho vontade de escrever sobre esse assunto que no mínimo é polêmico, pois envolve enésimos fatores da nossa sociedade brasileira que ao invés de ter um crescimento intelectual está cada dia mais pensando em maneiras subterfugias de como obter favorecimento um sobre o outrem.

O governo do PT, pai do Bolsa Família com dizem ser, são criadores de uma verdadeira fábrica de fazer pobres no nosso país, lendo o livro Pai Rico, Pai Pobre, de Robert Kiyosaki e também o best seller The Puple Cow de Seth Godin, temos um pouco de noção de como o nosso país tem uma tendência de fazer pessoas pobres ou no mínimo uma “classe média” endividada, sempre no vermelho, no limite do Cheque Especial, do Cartão de Crédito, do CDC entre outras formas de endividamento da classe média que trabalha para pagar impostos e juros.

Hoje pela lógica, começamos com uma educação falida, pois não ensinamos os nossos filhos como gastar o dinheiro, como serem um bom gestor das finanças, o que ensina as escolas é que nossos filhos têm que estudar para ter um bom emprego, uma boa casa, um bom carro ao invés de terem a sua autonomia financeira.

Quando em meio uma crise internacional ao invés do governo (PT) incentivar a contenção de gastos e o investimento em capitais seguros, o mesmo incentivou que era para se gastar mais. Em uma entrevista o presidente Luis Inácio Lula da Silva disse, “essa crise é apenas uma marolinha, podem comprar a vontade para mantermos a balança comercial”, disse ele incentivando e fazendo soar nos ouvidos dos brasileiros a palavra, “comprem” ao invés de economizem.

Como as nossas escolas não ensinam educação financeira, ficaria de responsabilidade dos pais fazer isso, portanto os mesmo também não sabem fazê-la, e muitas das vezes já estão endividados e não conseguem sair do “vermelho”.

Temos no país o Bolsa Família e mais um monte de “bolsinhas” que tem como objetivo a transferência de renda, porém a única contrapartida requerida é apenas que sejam colocados os filhos nas escolas, porém ao chegar na escola as crianças não reprovam, e acabam ficando acomodados devido ao sistema.

Como os pais não querem sair do nível de pobreza para não perderem o “Bolsa”, os filhos não querem estudar, pois assim vão passar de ano sem precisar de esforços. A escola como disse anteriormente já não ensina educação financeira, e com os alunos não querendo estudar nem a educação que seria “normal” está sendo feita.

Vendo por esta ótica, entendemos que o SISTEMA está criando pessoas acomodadas, pois sabem que se continuarem no nível de pobreza continuará recebendo a transferência de renda gratuita do governo. Incentivam os filhos a crescerem, fazerem mais filhos e entrarem também para o mesmo programa. Continua o assunto no próximo artigo.

(*) É jornalista em Mato Grosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário