quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A fábrica de fazer pobres II!

Olá Amig@s,

Continuando o assunto que começamos falando do SISTEMA que hoje está alienando as pessoas e tornando uma verdadeira fábrica de fazer “pobres”, logo a nossa nação que é uma das mais ricas do mundo, pois temos aqui a maior diversidade de riquezas naturais e a maior produção agrícola do mundo, mas mesmo assim nossa tendência é não ter ricos autônomos, mas sim pobres dependentes dos projetos sociais do governo.

O pensamento da nossa população está focado em como se ressume o fato de conseguir tirar proveito, as frases que mais ouvimos são; “o governo rouba, temos que aproveitar desses programas sociais também”, “só em época de campanha que temos a oportunidade de conseguir alguma coisa com os políticos”.

O Bolsa Escola, programa antecessor do Bolsa Família, criado ainda no governo de Fernando Henrrique Cardoso, tinha como visão promover uma contrapartida pelas pessoas que recebessem o dinheiro para ajudar nos estudos dos filhos, na aquisição de livros didáticos, de materiais escolares e esses alunos deveriam ter boas notas nas escolas.

Hoje o SISTEMA é “ciclado” e o aluno não reprova, passa sem mesmo precisar estudar, mesmo tendo as piores notas do país, a média em outros tempos era de 07 a 7,5 hoje a média está em 5,5 a 06, ao invés de evoluirmos estamos regredindo.

Recente pesquisa a Prova Brasil realizada pelo próprio governo mostrou que os alunos de baixa renda não recebem todo o conteúdo necessário, segundo a pesquisa o problema é devido às escolas ruins, estruturas faltosas, professores incapacitados.

O mais incrível é que a região Nordeste que mais recebem Bolsa Famílias e que segundo o governo é a região que mais cresce no país, onde tem mais pessoas entrando para a nova “Classe C” é onde tem maior índice de alunos com problemas escolares.

Enquanto se prega que a NOVA classe C, juntamente com a Classe Média são os consumidores do país, temos neles os mais endividados, o índice do SPC e do Serasa aumentou entorno de 46,7% só em 2010 até meados de 2011. Emergentes que compraram computadores, telefones, tablets, Ipods, máquina de lavar, geladeira nova, televisão de tela plana, entre outras parafernálias eletrônicas em até 24x e não deram conta de pagar, os que estão pagando em dias estão com o sentimento de depressão pois não vêem o fim do carnê.

Unimos isso à educação que está falha, se não existe conteúdo nas escolas, pode ter certeza que teremos uma verdadeira fábrica de analfabetos financeiros que vão se enfiar em dividas antes mesmo de chegar à maioridade, haja vista, que a maioria dos jovens quer ter um carro, mas esse carro parcelado em inúmeras parcelas com juros que são exorbitantes, vão tornar esse jovem um depressivo e com problemas de saúde bem mais cedo que a geração anterior a nossa. Assunto continua no próximo artigo.

Leandro Nascimento é Jornalista em Mato Grosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário