quarta-feira, 27 de julho de 2011

A turma da estrela vermelha e a privatização!


Olá Amig@s,

Poderia usar uma frase muito utilizada por adolescentes nas redes sociais para começar o meu texto, “falar é fácil difícil é ser eu”, assim era o “carrasco” discurso do PT, quando estava longe do Planalto Central. O mais interessante é que querem continuar com o mesmo discurso hoje sendo os “mocinhos” da situação e não da oposição.

Veja bem em Cuiabá “os estrelas vermelhas” são contra a privatização da Sanecap, aquela que está sendo imposta “goela abaixo”, mas ao mesmo tempo o governo Petista só nos primeiros seis meses de Dilma privatizou mais de 50 estatais, ah, privatização não, concessão pública que é bem pior, na privatização é entregue para o setor privado, já na concessão é entregue aos apadrinhados.

Os “estrelas” essa semana saem as ruas como no passado quando eram oposições para gritarem nos megafones que são contra a privatização, mas e aí como explicam que o governo deles é que tem privatizado sem pensar na economia e sim no status político.

Privatizar é bom, desmonta o discurso mentiroso e caquético do PT, mas não "a la loca". Depois de decidir que cinco grandes aeroportos serão entregues á iniciativa privada, o governo federal resolveu privatizar quarenta e cinco portos de uma só tacada, sem informar qual o plano que existe por trás disso, em termos estratégicos.

Onde está a revisão do Plano Nacional de Logística e Transportes? Quanto das metas previstas para o período 2008 a 2011 serão cumpridas? Quanto foi efetivamente investido pelo PAC nesta área? O Brasil assiste, mais uma vez, uma cessão do patrimônio nacional às escuras, sem nenhum debate com quem produz e comercializa no Brasil.

No ciclo de privatizações dos governos tucanos, houve o máximo de cuidado para impedir uma cartelização de setores, como na telefonia. Agora as agências reguladoras estão desmontadas, entulhadas de companheiros incompetentes, perderam completamente a credibilidade. Vejam o perigo nos portos: "Quem venceu vai administrar e operar tudo dentro do porto, com a supervisão da Antaq", explicou ao Estado o diretor da agência, Tiago Lima.

Na fase dos tucanos que nunca negaram que privatizaram e que são a favor das privatizações, foi tomado o cuidado para que fosse debatido com a sociedade e que tivesse uma coordenação técnica e economicamente viável e não foi feito por debaixo dos panos como vem acontecendo no governo dos estrelas.

Acho até brincadeira saber que eles agora atacam dizendo que são contra a privatização da Sanecap, logo eles que eram da turma do quanto pior melhor e hoje posam de arrependidos. Continuo aqui rindo de como será mais essa ação de oposição/situação petista. Votaram contra tudo e hoje roubam o legado.

Leandro Nascimento é Jornalista em Mato Grosso

quinta-feira, 7 de julho de 2011

A nova cara da juventude brasileira!


Olá Amigos,

Neste dia 06 de julho marcou os cinco anos da morte do grande líder estadista Dante de Oliveira que deixou saudade para os novos políticos que estão surgindo, não quero aqui dizer que ele foi um santo, até por que era ser humano como qualquer um de nós. Mas sim que Dante se destacou com aquilo que pegou para fazer “cuidar do povo”, alguns nascem com uma sensibilidade para ajudar e outros para transformar, alguns com os dois, e Dante era um desses.

Cometeu as suas falhas, algumas delas lhe custaram muita briga e desfalque político, mas comparo Dante de Oliveira com Albert Einstein que na matemática foi um gênio, e Dante na matemática política também foi um gênio, pois para os seus seguidores sempre ensinou a somar, nunca espalhar, para ela a política era algo sério e que tinha que ser tratada como muita cumplicidade e seriedade, para enfim ser multiplicada.

Dante foi um dos defensores e criadores das Diretas Já que ajudou a limpar o palco político no passado, contribui muito com a transformação social do país, e mudou a forma de muitos fazer política. O movimento “caras pintadas” conseguiu inclusive “derrubar” o presidente Fernando Collor.

Vejo no cenário político surgindo novamente as mesmo caras pintadas, porém em outra época, mas preparados, mas agregadores e com ferramentas que não existiam no passado. Ainda tímidos, porém com uma força vontade de fazer a transformação política ao seu modo, essa turma é a “Tucanada do bem”, mas que pode ser também os “Brasileiros do bem”, os “jovens do bem”, independente da ligação partidária, o que eles querem de fato é a transformação política, social e democrática.

Esses “Amigos do bem” ou por que não a “liga do bem” estão querendo uma limpeza no Congresso na Nacional, nas assembléias legislativas, nos palácios, nos paços municipais e até mesmo nos legislativos municipais, estão cônscio de que eles são o futuro da nação e vão assumir os legados deixados por Dante, Itamar, Ulisses, Covas, FHC e tantos outros que já atuaram na política do país.

Volto a dizer que não estou aqui para defender uma sigla e sim um “sentimento” que está visível na juventude que hoje tem a sua disposição outra forma de mobilização, as redes sociais, a internet, a mídia digital e muitas outras formas que é bem mais rápido que a usada pelos nossos pais, essa nova forma está ajudando essa juventude imprimir a sua marca e ocupar o seu espaço no cenário político de transformação.

Esses jovens que tem o maior sentimento puro que a humanidade precisa, “sou capaz de transformar o meu espaço”, com isso convido os jovens que ainda não estão “ligados” ou “plugados” nesta nova forma de fazer e transformar um cenário a conhecer e buscar mais informações sobre o assunto.

No Mato Grosso os jovens estão repudiando a corrupção através do “Tucanada do Bem”, um tipo de liga onde eles usam o Twitter, Facebook, MSN, Orkut, Sonico, entre outros. Isso é na prática uma nova forma de fazer política. Outro exemplo de transformação vem das favelas onde várias organizações estão se formando na base da sociedade.

Esse é o Brasil que está aprendendo novamente com o seu passado, mas de uma forma nova e evolutiva. Uma juventude sustentável, politizada e tecnológica.

Leandro Nascimento é Jornalista em Mato Grosso

Matupá é minha história!

Olá Amig@s,

O nome da cidade de Matupá vem do indígena que significa “porção a beira da água”, mas poderia significar “a minha história”, vejo neste significado algo muito interessante, eu nasci em maio de 1988 e Matupá foi criada em 04 Julho do mesmo ano.

Nasci em uma família pobre, como uma porção a beira da água, fui crescendo e aprendendo e me formando intelectualmente e hoje graças a Deus não sou mais aquela simples porção, mas sou uma pessoa respeitada por muitos neste Estado.

A cidade de Matupá também não é mais aquela simples porção a beira do corregozinho que passava por dentro de uma aldeia indígena Krenakarore, hoje é uma linda cidade planejada pelo grupo Ometto nos moldes de Brasília, tem lindo lagos que são exemplos de preservação ambiental e turismo urbano.

Tem uma estrutura para receber milhares de visitantes e de pessoas que queiram investir no Portal da Amazônia.

Cresci na humilde cidade com um povo simples que predominante são imigrantes do sul do país e ali fizeram daquela simples cidade a sua morada, aprendi muito com aquelas pessoas que me deram e me tornaram em um homem pretensioso e que tem no coração a vontade de transformar esse país.

Por isso neste dia especial que Matupá completa 23 anos de emancipação política administrativa quero homenagear a todos, desde dos que foram os meus vizinhos, meus colegas de trabalho das emissoras Rádio Cidade e TVO Ouro minas, meus professores da escola Cecília Meireles, Antigo projeto Xané, Antonio Ometto e Jardim das Flores.

Todos os meus colegas de escola, os meus amigos do funcionalismo pública, os meus amigos políticos, enfim todos de Matupá parabéns, vocês construíram essa história, vocês ajudaram a construir e transformar essa porção de terra.

Obrigado por fazerem parte da minha vida e da minha História, Parabéns Matupá pelos seus 23 anos, de uma simples porção ao sonho do realizado no portão da Amazônia.

Leandro Nascimento é Jornalista em Mato Grosso

domingo, 3 de julho de 2011

Análise Política: Dimas Melo a falta de opção do PMDB!




Olá Amig@s,

Na análise política dessa semana vou falar de uma pessoa que considero muito, tenho um carinho em especial, ele já teve as suas oportunidades políticas em Confresa, porém o tempo passou e acabou perdendo as chances que o passado lhe deu de bandeja.

Dimas Melo é uma das lideranças mais antigas do PMDB. Considero Dimas em Confresa como os “Campos” no Mato Grosso, ele tem certa influência dentro do PMDB local, regional e até mesmo estadual, e isso faz dele uma pessoa privilegiada podendo usufruir de certo status.

Mas ele não usa essa influencia toda ao seu favor politicamente, ele simplesmente usa e acaba não aparecendo, o que politicamente não é interessante, pois a população não tem em Dimas o modelo de político para comandar Confresa e não mostra as qualidades que tem para o povo mudar o conceito que tem em relação a sua pessoa.

Por isso Dimas Melo mesmo tendo uma relação muito boa dentro do PMDB e dentro do meio evangélico só será opção do PMDB se o partido não tiver outro nome ou outra opção. Melo simplesmente é a falta de opção do partido.

A história dele não é a melhor e a mais pragmática para ser a melhor opção para concorrer ao cargo de prefeito na cidade de Confresa, a população tem dificuldades de encontrar algo para acreditar na pessoa de Melo, ele ainda carrega um pesado fardo que é de ser considerada a pessoa que usou o partido e as suas influencias em benefícios próprios e não ter pensando nos propósitos coletivos.

Com essa imagem acho impossível Dimas Melo ser prefeito de Confresa nas eleições de 2012, mesmo com o apoio do governador Silval Barbosa, mas ele pode ser um importante articulista político nessas eleições.

Leandro Nascimento é Jornalista em Mato Grosso

Twitter @Leandro_Nasc

sábado, 2 de julho de 2011

O Brasil de Itamar Franco!


Olá Amig@s,

A política do Brasil com certeza teve um divisor de águas com Itamar Franco na presidência da república, saindo de uma grande falência a democracia se renovou em 1993 quando Itamar com a saída de Fernando Collor de Melo saiu do governo com o impeachment.

Itamar de cara nomeou Fernando Henrique Cardoso como ministro, que assumiu o desafio de conter a inflação que na época era muito grande no país, ao ser criado o Plano Real que começou a circular em julho de 1994 criou uma estabilidade na economia do país.

Com isso já em 1995 muitos puderam investir com estabilidade, lembro-me muito bem que muitos não conseguiam comprar veiculo próprio, investir no agronegócio familiar e nem mesmo comprar uma motocicleta. Naquele ano o preço do boi gordo, do arroz, da carne, do feijão, do milho e outros produtos do agronegócio ficaram estáveis e com um bom preço no mercado interno e externo.

Hoje a quase 20 anos depois as pessoas tem como comprar, vender e temos uma nova classe no país a conhecida “nova classe C”, isso tudo reflexo de um bom governo de Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso.

O PSDB ganhou um líder nato, uma pessoa que sabia fazer política com sensibilidade, e hoje com pesar perdeu uma grande pessoa, além de um bom político, um importante ser humano que tinha a sensibilidade de pensar no homem como pessoa.

É com pesar que o PSDB perde uma grande liderança e com certeza fará falta neste momento crítico que passa o processo democrático brasileiro, neste momento em que não temos mais lideres que o povo confia, neste momento que será difícil encontrar novos lideres, pois o sistema Republicano precisa de pessoas com pulsos de força democrática.


E principalmente de pessoas que levem o povo acreditarem novamente que é possível transformar o país com sensibilidade e sustentabilidade. Nosso Adeus ao mestre político Itamar Franco!

Leandro Nascimento é Jornalista em Mato Grosso