terça-feira, 12 de março de 2013

Documentário 'Enigmas da Serra do Roncador' mostra Barra do Garças para o mundo


No coração do Brasil, existe uma região cercada de lendas, misticismo e enigmas que atraem pesquisadores, ufólogos, místicos e curiosos de todas as partes do Planeta Terra.

Uma imensa cordilheira da era plutônica, chamada de Serra do Roncador, dividindo as águas dos Rios Araguaia e Xingu, e é neste cenário que o cineasta Genito Santos esta filmando o documentário “ENIGMAS DA SERRA DO RONCADOR”, onde ele apresenta o resultado de quase 3 anos de pesquisa sobre os fatos enigmáticos que envolvem essa região, como grandes aventuras de desbravadores e visionários e historias relatadas por místicos, índios e pessoas de diversas culturas que dizem ter tido aqui alguma experiência envolvida de mistério. Por meio de relatos de pesquisadores, índios Xavantes e de pessoas envolvidas com esses fatos, o filme, com imagens belíssimas, segue o roteiro percorrido pelo coronel Fawcett e mostra marcas de que por essas terras andou o homem pré-histórico do Araguaia.


Um dos pontos culminantes do documentário é quando se mostram imagens que protagonizam Fawcett e sua expedição desaparecendo na Serra. Outro ponto é a encenação da passagem do homem pré-histórico por esta região. Será que Fawcett encontrou a entrada para o mundo intraterreno? Teriam os índios trucidado o coronel e jogado seu corpo no Rio ou o enterrado? Se o enterraram, onde estão os ossos? São essas perguntas que dão cor aos enigmas da Serra do Roncador. Encontrar as respostas para elas é o sonho de todo desbravador ou de todas as pessoas que andam por essas terras de encanto e magia. Sem a expectativa de estragar surpresas, o documentário impressiona pelas belíssimas imagens e entrevistas com diferentes pessoas de renome na região. Especialmente emocionante o ponto em que o cineasta, na tentativa de aproximação do fictício com o real, mostra lugares que os místicos afirmam fazer contatos com os seres intra e extraterrestres, por exemplo, a Lagoa Encantada, a caverna misteriosa e o bico da Serra, considerados portais para outras dimensões. No final do filme, fica a interrogação: teria mesmo passado por essas terras o homem pré-histórico do Araguaia? Seria ele um ascendente do povo Xavante? O coronel Fawcett é só uma lenda? Para o cineasta, fica apenas a certeza de que é necessário que os povos continuem sonhando sonhos reais ou imaginários.
 
  Com uma equipe de produção genuinamente barra-garcense formada por cinegrafistas, fotógrafos, redatores, atores e logística, o documentário tem previsão de seu lançamento no início de março.

Fonte: Genito Santos
Fotos: Edevilson Arneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário