segunda-feira, 11 de março de 2013

Lula cancela visita em MT, mas agenda pescar uns "bagres de sanga" no Pantanal com Maggi

O ex-presidente Lula da Silva cancelou a visita a Cuiabá, previamente combinada para a próxima sexta (15), quando iria prestigiar um seminário sobre agricultura e participaria de reuniões com petistas e com outras lideranças políticas.

   Este Blog apurou que, em telefonema ao ex-governador e senador Blairo Maggi (PR), Lula argumentou que está com agenda "apertada" e que não será possível estar em Mato Grosso nesta semana. Ficou de combinar com o próprio Maggi, nos próximos dias, uma nova data. Desta vez, o ex-presidente promete pisar em solo mato-grossense para ficar ao menos 3 dias. Já adiantou que ficará na mansão do empresário no Lago de Manso, em Cuiabá, e quer participar também de uma pescaria no Pantanal.

    A relação de Maggi com Lula é estreita. Vem desde o primeiro mandato do petista como presidente da República, inclusive se hospedando em Sapezal, onde Maggi possui negócios. Foi o ex-governdor quem convenceu os segmentos do agronegócio a apoiar em peso o projeto vitorioso de Lula à reeleição. Na semana passada, por exemplo, ambos se reuniram em São Paulo. Conversaram sobre diferentes assuntos, como acerca das eleições gerais de 2014 e sobre planos empresariais.

   Lula passou o segundo mandato tentando levar o hoje senador para ocupar cargo de ministro. Não conseguiu convencê-lo. O empresário foi um dos financiadores da campanha da presidente Dilma Rousseff e, a exemplo da época de Lula, o Palácio do Planalto também se empenha para tê-lo em algum ministério. Ao receber o terceiro convite da petista, Maggi sinalizou positivamente para a pasta da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, mas o fato da bancada do PR na Câmara reagir contra, num movimento articulado pelo presidente nacional Waldemar da Costa Neto, acabou por dificultar as negociações.

    A aparição de Lula em Mato Grosso "colado" na figura de Maggi é estratégica para o pleito de 2014. O republicano que comandou o Estado por dois mandatos e renunciou em março de 2010 para concorrer e vencer ao Senado está disposto a encarar novamente o teste das urnas para o Palácio Paiaguás. Lula poderá articular eventual apoio do PT ao nome de Maggi e até influenciar outras legendas a subir no mesmo palanque.

Blog do Romilson Dourado (RDNEWS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário