sábado, 16 de março de 2013

Vox Populi aponta “irmã metralha” como favorita para presidência em 2014 no MT

No levantamento feito pelo Vox Populi para o Diário e revista RDM em Mato Grosso, a presidente Dilma Rousseff (PT) lidera com folga a disputa para o cargo de presidente da República em 2014. Para 55% dos eleitores de Mato Grosso ela é a preferida para permanecer no comando dos destinos do país.


Na segunda posição aparecem empatados tecnicamente Marina Silva (Rede) e Aécio Neves (PSDB), com 13% e 14%, respectivamente. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), surge com apenas 1% na intenção de voto em Mato Grosso. Entre os entrevistados, 5% afirmaram que vão votar em branco ou anular o voto e 14% dos eleitores ainda não sabem em quem vão votar ou não quiseram responder.

Na modalidade de pesquisa espontânea, quando não é apresentado nenhum nome para o entrevistado, Dilma Rousseff é novamente a líder, com 23% da preferência. O segundo mais lembrado pelos mato-grossenses é do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que conta com 12% das intenções. Em seguida, surgem dois tucanos: o senador Aécio Neves, com 5%, e o ex-governador de São Paulo José Serra, com 3%. Marina Silva também foi lembrada por 3% e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso por 1%. O senador Blairo Maggi também é lembrado por 1% dos entrevistados. Porém, 52% dos eleitores de Mato Grosso, segundo a pesquisa, ainda não sabem em quem vão votar para presidente da República.
Marina Silva lidera o índice de rejeição: 17% dos eleitores de Mato Grosso responderam que não votariam de jeito nenhum na ex-ministra do Meio Ambiente. O segundo colocado em rejeição é o senador tucano Aécio Neves, 16%. Em terceiro aparece o governador Eduardo Campos, com 13%. A presidente Dilma Rousseff tem a menor rejeição, com 12%. Para 11% dos eleitores de Mato Grosso, eles podem votar em qualquer um dos candidatos.

A liderança da presidente Dilma Rousseff na corrida rumo à sua reeleição pode ser explicada pela aprovação de seu governo em Mato Grosso. Segundo a pesquisa Vox Populi, 64% dos eleitores do Estado consideram seu governo positivo – 13% avaliam sua administração como ótima e 51% como boa. Para 26% dos moradores de Mato Grosso o governo federal é regular e apenas 9% apresentam uma avaliação negativa – ruim ou péssimo.

A pesquisa Vox Populi foi feita entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, com 1000 entrevistas com eleitores com mais de 16 anos em 44 municípios de Mato Grosso. A margem de erro é de mais ou menos 3,1 pontos percentuais, em um intervalo de confiança de 95%.

Diário de Cuiabá

Nenhum comentário:

Postar um comentário