segunda-feira, 18 de março de 2013

Vox Populi aponta que o povo vai de Taques ou Motoserra de Ouro


A pesquisa Vox Populi encomendada pelo Diário e revista RDM aponta que os senadores Blairo Maggi (PR) e Pedro Taques (PDT) despontam como os principais nomes para a disputa ao governo de Mato Grasso, em 2014. A mesma pesquisa mostra que para o eleitor de Mato Grosso a avaliação do desempenho e a imagem dos dois senadores são similares - a principal diferença é que Maggi é mais conhecido que Taques.

Os que afirmam conhecer bem e ter muitas informações sobre Blairo Maggi somam 83%. Já Pedro Taques, são 46%. O deputado estadual José Riva possui um índice de conhecimento maior que Taques, 55%. Os que disserem que conhecem Blairo Maggi só de nome são 16% e Pedro Taques, 31%. Apenas 1% admite não conhecer Maggi e 23% desconhecem Taques. Caso o juiz federal Julier Sebastião da Silva deixe o Judiciário para concorrer no pleito de 2014, ele terá que reverter o seu desconhecimento para 76% dos eleitores de Mato Grosso. Apenas 8% afirmam que conhecem bem o juiz federal.

Ao ser perguntado sobre a opinião que o eleitor tem sobre os possíveis candidatos ao governo de Mato Grosso, Blairo Maggi e Pedro Taques possuem uma avaliação muito parecida para o eleitorado. A opinião positiva para os senadores é de 64% e 58%, para Maggi e Taques, respectivamente. Os que possuem uma opinião negativa dos dois são apenas 6% para Maggi e 4% para Taques. Opinião regular para o ex-governador Maggi é de 25% e para o ex-procurador Pedro Taques é de 25%.

Ao citar o nome de Blairo Maggi para os entrevistados, a primeira coisa que vem à cabeça do eleitor é que foi um bom administrador (36%). Sobre Pedro Taques, que é um bom político (16%). Para os entrevistados, 56% das lembranças de Maggi são positivas (bom político, honesto, trabalhador e competente), 15% neutras (sojicultor, ex-governador, empresário) e 15% negativas (não foi bom administrador, desonesto). Já o nome de Pedro Taques traz lembrança positiva para 38% dos entrevistados (honesto, trabalha por Mato Grosso, humilde), 6% neutra (senador) e 5% negativa (não trabalha por Mato Grosso, desonesto).

O perfil da imagem que o eleitor de mato Grosso possui sobre os dois também é muito similar: ambos são considerados honestos (Maggi 57% e Taques 58%); preocupados com os mais pobres e têm compromisso social (ambos com 58%); corajosos e decididos (Maggi 75% e Taques 69%); possuem ideias novas para Mato Grosso (72% a 66%); são competentes e bons administradores (Maggi 78% e Taques 65%); credibilidade para atrair novos investimentos e gerar empregos (81% a 66%); conhecem e entendem os problemas do estado (Maggi 83% e Taques 70%); e têm história política e serviços para Mato Grosso (85% a 65%).

Blairo Maggi e Pedro Taques foram eleitos senadores em 2010, entrando no terceiro ano de seus mandatos. A avaliação que o eleitor possui do trabalho dois no Senado também é similar, segundo a pesquisa Vox Populi. Para 8% dos entrevistados, a avaliação é que ambos estão tendo um ótimo trabalho. Maggi possui um desempenho bom para 46% e Taques para 39%. Os que consideram o trabalho regular de Maggi somam 31% e o de Taques 26%. A avaliação negativa do mandato de Maggi é de 6% e de Taques 4%.

A pesquisa Vox Populi foi realizada entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, com 1000 entrevistas com eleitores com mais de 16 anos em 44 municípios de Mato Grosso. A margem de erro estimada para o conjunto da amostra é de mais ou menos 3,1 pontos percentuais, em um intervalo de confiança de 95%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário