segunda-feira, 4 de março de 2013

Teté ameaça deixar Governo para "enquadrar" Daltinho

A secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), Teté Bezerra (PMDB), ameaça deixar o cargo e retomar a cadeira de deputada estadual, o que tiraria o primeiro suplente, Adalto de Freitas, o “Daltinho” (PMDB), da Assembleia Legislativa. 

O objetivo, segundo as informações, é “enquadrar” Daltinho, que tem criticado sistematicamente o governador Silval Barbosa (PMDB), principalmente em intervenções no Plenário, assim como em entrevistas. 

De acordo com o líder do Governo no Legislativo, Romoaldo Júnior (PMDB), a ideia partiu da própria Teté. “Essa é uma posição pessoal dela, e não do Governo. A Teté conversou comigo na sexta-feira (1º), e disse que está predisposta a voltar à Assembleia, para que o Daltinho saia”, disse.

“Mas, isso ainda não está decidido. Nesta semana, teremos uma reunião e o partido vai avaliar que atitude tomar em relação à conduta dele. É uma situação desagradável, porque o Araguaia precisa de um representante, mas temos que tomar alguma atitude”, completou o deputado.

Romoaldo afirmou que as críticas de Daltinho a Silval passaram dos limites. “Alguns posicionamentos dele não são dignos de quem é do partido do governador. O Daltinho está misturando o sentimento de derrota dele, por ter perdido a eleição para prefeito de Barra do Garças, com as suas funções como deputado”, afirmou.

O suplente já vinha usando a tribuna para reclamar do abandono da região do Araguaia, o que incomodou os peemedebistas. 

A “gota d’água”, porém, foi uma entrevista concedida ao site RDNews, em que Daltinho afirma que “faltam pulso, verdade nos propósitos e sentimento na vida pública e política por parte do governador”. 

Para Romoaldo, a única chance de Daltinho permanecer na Assembleia é se ele recuar e parar de atacar a figura de Silval Barbosa. 

“O Daltinho teria que mudar radicalmente de atitude para continuar exercendo o mandato. Mas, temos esperança. Vou me reunir com ele, e o governador deve recebê-lo também”, disse o deputado. 

De acordo com o líder do Governo, a alegação de Daltinho para disparar ataques a Silval é de que ele está se sentido rejeitado, porque teria faltado apoio à sua candidatura nas duas últimas eleições municipais, quando disputou e perdeu a Prefeitura de Barra do Garças. 

“Ele reclamou, também, que a região do Araguaia está abandonada. Mas, isso não é verdade, pois o Governo está olhando pela região dele. Além disso, segundo o Daltinho, o governador não fez tudo o que pôde para impedir a desocupação da gleba Suiá Missu. Mas, havia uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), e todos viram que o Silval fez de tudo para reverter essa decisão”, completou o deputado.

Secretaria de Turismo

Se a ameaça de Teté se concretizar e ela reassumir o posto de deputada estadual, a Sedtur deve continuar na cota do PMDB. 

Uma das possibilidades é nomear o atual adjunto da pasta, Jairo Pradela, ao posto de secretário.

“O partido não abre mão da pasta. Ainda não conversamos sobre o substituto da Teté, no caso de ela voltar à Assembleia, mas o Jairo tem toda a competência para tocar a pasta”, disse Romoaldo Júnior.

Outro lado

O deputado Daltinho disse ao MidiaNews que não iria comentar a possibilidade de perder a vaga na Assembleia, pois ainda não havia sido comunicado pelo partido a respeito. Ele adiantou, porém, que não vai aceitar ser enquadrado e que não pretende recuar nas críticas. 

"Eu não sou homem de ter medo de punição de partido. Não vou mudar, e minha atitude vai ser sempre a mesma. Não concordo que eu tenha exagerado nas críticas, e acho que eles não terão argumentos para me punir", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário